sexta-feira, 22 de abril de 2011

A escolha do véu

            O que fica melhor o véu curto, longo, por cima do penteado, por baixo, com duas ou três camadas, com bordados, pérolas ou um véu bem simples?  enfim... Como escolher um véu que combine com o meu rosto? Devo deixá-lo por toda a festa ou retirá-lo após a cerimônia ?
Essas são algumas perguntas que pairam na mente das noivas e que vamos tentar esclarecer.

Usar o véu não é obrigatório, mas se escolher usá-lo, deve estar em harmonia com o vestido e com o formato de seu rosto.
Um casamento mais formal pede um véu mais clássico, longo, estilo catedral, já o casamento mais casual, como num jardim ou na praia, pede um véu mais curto.O mesmo acontece com vestidos mais modernos, que não ficam bem com véu mais longo, pois quebra a harmonia.

O véu pode ser decorado com bordados, rendas, pérolas, etc., mas se seu vestido já tem tudo isso é melhor um véu mais simples, sem muito enfeite. Por outro lado se o vestido for simples, o melhor é caprichar nos enfeites do véu.
Se o seu vestido de noiva tem destaque especial nas costas, não deve escondê-lo com um véu comprido, o melhor seria um véu curto com poucas camadas de tule.
A noiva deve escolher se quer o véu em evidência ou se o foco deve vir para o penteado e as jóias. Se o foco vai para o véu, ela deve escolher um véu estilo cachoeira que dá mais sofisticação ao vestido, deve mantê-lo não só na cerimônia, mais por toda a recepção, nesse caso o penteado é apenas um suporte para o véu.
Se o foco vai para o penteado, o melhor seria um véu de poucas camadas e retirá-lo imediatamente após a celebração, pois dependendo do peso do véu, ele poderá amassar o penteado. Outra dica importatnte é não cumprimentar os convidados antes de retirar o véu, já que alguns mais emocionados poderão abraçar a noiva puxando o véu para baixo e dessa forma arrancando o penteado junto.
Camada de tule: 1 camada para dar transparência, maior destaque para o penteado e os detales do vestido atrás; 2 ou 3 camadas destacam mais o véu e deixa com um ar mais romântico.




Formato do rosto:

Rosto oval, por ter mais simetria, pode usar o que melhor lhe agradar, desde que se harmonize com o conjunto.

Rosto quadrado, necessita ser suavizado com um véu mais longo.

Rosto redondo, combina com um véu que caia ao longo dos lados da face, pois ajuda a torná-lo estreito.

Rosto comprido, o ideal é véu em cascata adornado com tiaras, cristais ou coroa de flores.

Rosto triangular do tipo coração, deve dar largura a parte inferior da face, usar véus que prendam na parte anterior da cabeça, pois o volume ficará na parte de trás dando mais destaque ao queixo.

O uso da etiqueta dita que o véu é inapropriado para noivas grávidas ou de segundo casamento, mais muitas noivas quegram essas regras usando véu mais curto.

Por Nilene Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário